



As capitais da Escandinávia
A presença escandinava na cultura popular é um dado adquirido – quem é que não conhece os ABBA, o mobiliário do IKEA ou os telefones da Nokia? No entanto, o turismo da reagião só agora dá os primeiros passos. Cada vez mais, os turistas arriscam enfrentar o clima escandinavo para poderem disfrutar das cidades e paisagens do norte da Europa. Para quem ainda não esteve na região, o ideal será começar por fazer uma viagem com paragem obrigatória em todas as capitais – Copenhaga, Oslo, Estocolmo e Helsínquia – para ficar com uma ideia do que a Escandinávia pode oferecer.
Copenhaga, a capital da Dinamarca, é normalmente considerada uma das melhores cidades para viver, apesar do custo de vida muito elevado. Anualmente, realizam-se vários eventos, de entre os quais podemos destacar o Festival de Jazz de Copenhaga. A cidade também é muito procurada por turistas homossexuais. A comunidade gay local é bastante activa – todos os anos organiza o festival Gay Pride bem como o Festival de Cinema Gay e Lésbico de Copenhaga.
Já a capital da Suécia, Estocolmo, é conhecida como a “Veneza da Escandinávia”. A cidade é, à semelhança da cidade Italiana, atravessada por inúmeros canais de água. Estocolmo tem também um passado cultural muito rico o que torna a cidade bastante atractiva para os turistas estrangeiros. A Gamla Stan – a zona antiga da cidade - é um impressionante vestígio de arquitectura medieval onde podemos encontrar o Riddarholmskyrkan (o edifício mais antigo da cidade), o Palácio de Estocolmo e a Catedral de Storkyrkan. A capital sueca tem mais de 70 museus, de entre os quais se destaca o Museu Nacional de Belas Artes com uma extensa colecção de obras incluíndo pinturas de Rembrandt ou de Antoine Watteau.
Oslo e Helsínquia podem não ser tão populares junto dos turistas mas têm, no entanto, vários pontos de interesse. Oslo, por exemplo, é o centro da música norueguesa e, no fundo, de toda a música escandinava. No Oslo Concert Hall podemos assistir a concertos de todos os géneros musicais. Já a Opera Norueguesa é um dos centros de opera e ballet clássicos mais importantes da Europa.
A Finlândia chegou à capa dos jornais e às televisões de toda a Europa devido à vitória da banda Lordi no Festival da Eurovisão. No entanto, este fenómeno tem pouco que ver com a cultura finlandesa, bastante erudita. Em Helsínquia, conhecida também por “filha do Báltico”, podemos encontrar inúmeras salas de teatro, galerias de arte ou Museus Nacionais. Outros pontos de interesse a destacar: o forte Suomenlinna (considerado património mundial pela Unesco), e o Museu a céu-aberto da Ilha de Seurasaari. A falta de luz solar durante os meses de inverno acaba por criar uma luminosidade muito especial na cidade – o que também deve ser tido em conta pelo eventual visitante.
-
Roma
Roma, uma das mais antigas e históricas cidades mundiais, atrai milhares de turistas todos os anos. Descubra porquê.
-
As cidades da Toscânia
A Toscânia, em Itália, é um lugar de fantasia. Cidades como Florença e Siena ou a região de Chianti tornam a Toscânia num dos destinos turísticos mais procurados em Itália.
-
Às compras em Londres
Quer dedicar um fim-de-semana exclusivamente às compras? Londres é a cidade mais indicada para o fazer.
-
Barcelona
A quantidade de turistas que todos os dias chegam a Barcelona apenas causa estranheza a quem não conhece a cidade. A capital da Catalunha está literalmente cheia de locais de interesse histórico, cultural e arquitectónico, por uma gastronomia
-
As paisagens inesquecíveis da Irlanda do Norte
A Irlanda do Norte tornou-se um dos mais agradáveis destinos turísticos da Europa. Descubra porquê.
-
InterRail - À descoberta da Europa
De uma forma geral, todos sabem o que é o InterRail. Mas para aqueles que só agora começam a ouvir falar deste «fenómeno», aqui ficam os detalhes.
-
Espanha de Norte a Sul
A Espanha é um país turístico por natureza. Cada ano, milhões de pessoas são atraídas pelas suas praias, pelo abundante agregado artístico e pela variedade gastronómica, sem esquecer claro, o facto de ser uma das nações mais belas e ricas em património cultural e arquitectónico, oferecendo uma ampla variedade de destinos turísticos.
-
Vá a Paris! Dez pontos turísticos que não pode...
Paris, a capital do romantismo e sensualidade para alguns, o epicentro das manifestações artísticas no continente Europeu para outros. Esta cidade com mais de 10.000 anos de história civilizacional é o destino perfeito para viajar se procura
-
Espanha - Fiesta d' El Rocio
Na região espanhola da Andaluzia, perto de um milhão de peregrinos prestam anualmente homenagem à estátua da virgem. È também uma das maiores festas e demonstrações do folclore e da cultura espanhola. Veja o video.
-
Londres: The London Eye
O London Eye (Olho de Londres) é a maior roda panorâmica do mundo. Mede 135 metros de altura e num dia de sol, pode ver-se até ao Castelo de Windsor, que fica a mais de 40 quilómetros. Saiba mais e veja o video.
-
Nova Iorque: Guia para Central Park
Bem no meio da ilha de Manhattan, o Central Park recebe cerca de 20 milhões de pessoas todos os anos. É considerado o maior parque de cidade de todo o mundo , e está imortalizado em várias séries de televisão e muitos filmes.
Veja este guia e fique qa conhecer um pouco da beleza do «pulmão» de Nova Iorque.
-
Esqui - As melhores pistas da Europa
A variedade é grande e a qualidade também – locais como Champery, Engelberg, Davos, Gstaad, Adelboden, entre outros. Davos, por exemplo, é o maior ‘resort’ da Suiça e um dos mais antigos da Europa, com uma reputação invejável tanto no que diz respeito à prática de Ski.